TOTVS

Relações com Investidores

ENG

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da TOTVS é de funcionamento não permanente, podendo ser instalado em qualquer exercício social caso haja requisição por parte de acionistas, como descrito abaixo. Atualmente, a TOTVS não possui um Conselho Fiscal instalado.

Sempre que instalado, o Conselho Fiscal será constituído por três membros e suplentes em igual número. Nos termos da Instrução 324, de 19 de janeiro de 2000 da CVM, o Conselho Fiscal poderá ser instalado em Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações ordinárias, com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária seguinte à sua instalação. Contudo, para que os acionistas minoritários possam eleger separadamente um membro do Conselho Fiscal e seu suplente, é necessário que representem, no mínimo, 10% das ações ordinárias. Neste caso, os demais acionistas poderão eleger dois membros efetivos e dois suplentes.

O Conselho Fiscal não pode ter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de Colaboradores de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um parente de administrador da TOTVS.

 

Última atualização em