TOTVS

Relações com Investidores

ENG

Conselho de Administração

 

Conselheiros

Nome Data de Nascimento  Posição Data da Eleição
Laércio José de Lucena Cosentino 11/08/1960 Diretor Executivo Chefe 26/04/2016
Nos últimos 5 anos o Sr. Cosentino atuou como Presidente do Conselho e Presidente da TOTVS. Anteriormente foi diretor da SIGA entre 1978 e 1983, quando fundou a TOTVS, em 1983, ocupando o cargo de sócio diretor. O executivo é autor de diversos livros, como “Dbase II e III”, “Windows”, “Brasil não é Risco, é Oportunidade” e “Genoma Empresarial”. Atualmente também é membro independente do conselho de administração da BMFBovespa. e presidente do conselho da Endeavor. Sua formação acadêmica é em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo.
Germán Pasquale Quiroga Vilardo 25/10/1967 Vice-Presidente do Conselho e Membro Independente 26/04/2016
Nos últimos 5 anos, o Sr. Quiroga atuou como CEO da Nova Pontocom, Membro do Conselho de Administração da Sequia Desenvolvimento Imobiliário S.A., da E-Plataforma e da E-Hub.Ademais, o Sr. Quiroga atuou como CIO e CMO da Cyrela Brasil Realty, fundou o Pontofrio.com (atual Globex Utilidades S.A.), onde atuou como CEO e membro do Conselho de Administração entre 2008 e 2011, fundou a TV1.com, onde foi CEO entre 1994 e 1999 e fundou as Americanas.com, onde atuou como CIO e CMO entre 1999 e 2004. É graduado em Engenharia Eletrônica pelo IME - Instituto Militar de Engenharia (1991) e é mestre em sistema digital pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1994).
Pedro Luiz Barreiros Passos 26/06/1951 Presidente do Conselho e Membro Independente 26/04/2016
Nos últimos 5 anos o Sr. Passos atuou como Presidente do Conselho Curador do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e é integrante dos Conselhos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Fundação SOS Mata Atlântica, do Instituto Empreender Endeavor e da Fundação Dom Cabral. Possui longa carreira na Natura, empresa de cosméticos, onde ingressou em 1983 como Gerente Geral de uma das empresas do grupo. O Sr. Passos é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.
Pedro Moreira Salles 20/10/1959 Membro Independente 26/04/2016
Nos últimos 5 anos, o Sr. Salles atuou como vice-presidente executivo da Itaú Unibanco Holding e atualmente é Presidente do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco Holding S.A., além de ser diretor geral da Brasil Warrant S.A., holding do Grupo Moreira Salles, e presidente da Cambuhy Investimentos. Começou a trabalhar no Unibanco em 1988 como membro do Conselho de Administração, que veio a presidir em 1997, e em abril de 2004 foi eleito presidente executivo do Unibanco, permanecendo até 2008. O Sr. Salles é graduado magna cum laude em economia e história pela University of California. Cursou o programa de mestrado em Relações Internacionais da Universidade de Yale, EUA, e o Owners & Presidents Management Program, da Universidade de Harvard.
Sérgio Földes Guimarães 20/08/1970 Membro Independente 26/04/2016
Nos últimos 5 anos, o Sr. Guimarães atuou como Superintendente da Área Internacional do BNDES, onde ingressou por concurso público em 1993. Antes, exerceu diversos cargos executivos desde 1998, nas Areas de Mercado de Capitais e Financeira do BNDES. Graduado em Informática pela UFRJ (1992) e Mestre em Administração de Empresas - Ênfase em Finanças - pela PUC-Rio (2001), tendo completado em 2013 o programa IMPM - International Masters in Practicing Management organizado pela McGill University.
Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana 23/06/1959 Membro Independente 26/04/2016
A Sra. Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana é formada em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo - USP (1990). Atualmente é Membro do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Governança Corporativa da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), bem como Membro do Comitê de Auditoria  do Itaú Unibanco Holding S.A. É trustee da IFRS Foundation desde 2013. Foi membro do Conselho de Administração da CPFL Energia S.A, entre 2013 e 2015. Presidiu a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, de 2007 a 2012, onde também foi diretora no período de 2006 a 2007. Foi também Presidente do Comitê Executivo da International Organization of Securities Comissions – IOSCO, entre 2011 e 2012. De 1994 a 2006, desempenhou as funções de Superintendente de Relações com Empresas e Gerente de Projetos Especiais na Bolsa de Valores de São Paulo.
Danilo Ferreira da Silva 22/09/1982 Membro Independente  26/04/2016
O Sr. Danilo Ferreira da Silva é graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela PUC-Campinas, possui especialização em Economia pela Unicamp, especialização em Mercado de Capitais pela FGV e MBA em Gestão pela FGV/Ohio University. Nos últimos 5 anos, atou como conselheiro deliberativo, assessor da presidência e é atualmente diretor administrativo e financeiro da Petros e membro do conselho da Fras-le S.A.
Wolney Edirley Gonçalves Betiol 28/01/1965 Membro Independente 26/04/2016
O Sr. Wolney Edirley Gonçalves Betiol foi co-fundador e membro do Conselho de Administração da Bematech S.A., desde 1991. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica, Mestrado em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em gestão pelo IMD e pela Wharton Business School. Recebeu comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT, 2002) e Medalha do Conhecimento pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC, 2008). Foi: (i) Presidente da Afrac – Associação Brasileira dos Fabricantes e Revendedores de Equipamentos de Automação Comercial; (ii) Presidente do Sindicato das Indústrias Eletro-Eletrônicas e Similares do Estado do Paraná; (iii) Diretor da Abinee – Associação Brasileira da Indústria Eletro-Eletrônica e (iv) Diretor da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, (v) Vice-Presidente da FIEP- Federação das Indústrias do Paraná; (vi) Conselheiro do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (vii) Membro do Contec - Conselho Superior de Tecnologia e Competitividade da FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo.
Mauro Gentile Rodrigues da Cunha 06/11/1971 Membro Independente 26/04/2016
O Sr. Mauro Gentile Rodrigues da Cunha é Presidente da AMEC – Associação dos Investidores no Mercado de Capitais desde abril de 2012. Antes disso, foi gestor da Opus Investimentos Ltda. no Rio de Janeiro de outubro de 2010 a março de 2012. Em São Paulo, foi presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC no período de maio de 2008 a abril de 2010 e conselheiro de maio de 2003 a abril de 2008, tendo sido seu representante no Brasil e no exterior. Foi sócio sênior e diretor de Investimentos de Renda Variável da Mauá Investimentos Ltda. de julho de 2007 a setembro de 2010, diretor de Investimentos de Renda Variável da Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda. de março de 2006 a julho de 2007 e diretor de Investimentos da Bradesco Templeton Asset Management de agosto de 2001 a março de 2006. Registra passagens ainda pela Investidor Profissional, Morgan Stanley Asset Management, Deutsche Morgan Grenfell, Bank of America e Banco Pactual. Atualmente participa do Conselho de Administração da Usiminas, Par Corretora e CESP. Foi Conselheiro de Administração da Petrobras, BR Distribuidora e Trisul. É Chartered Financial Analyst – CFA desde 1997, MBA pela Escola de Graduação de Negócios da Universidade de Chicago (1998), e Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (1992). Atua ainda como Professor de Governança Corporativa e consultor.

 

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da TOTVS responsável pela formulação e monitoramento da implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da TOTVS. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.

De acordo com o Estatuto Social da TOTVS, o Conselho de Administração deve ter no mínimo 5 e no máximo 9 membros. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de acionistas, com mandato unificado de dois exercícios anuais, sendo o exercício anual o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento por acionistas da TOTVS reunidos em Assembleia Geral. De acordo com as regras do Novo Mercado, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes. Os conselheiros deverão ainda subscrever termo de anuência dos administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

No mais, em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer Assembleia de acionistas, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios que tenham conflito de interesses com a TOTVS.

 

Última atualização em