TOTVS

Relações com Investidores

ENG

Comitê de Auditoria

 

Membros do Comitê

Nome Posição
Gilberto Mifano Coordenador do Comitê
O Sr. Gilberto é formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1972). Atualmente, o Sr. Gilberto atua como Conselheiro Independente e membro dos Comitês de Auditoria, Finanças e Pessoas, membro ad hoc do Comitê de Governana Corporativa da Cielo S.A., Conselheiro da Pragma Gestão de Patrimônio, Conselho de Administração, Consultor externo do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos e Finanças da Natura S/A. Nos últimos 5 anos atuou como Conselheiro, Vice-presidente e Presidente do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Conselheiro Independente da SEB Educacional S/A; Conselheiro Independente da Baterias Moura S/A e Conselheiro Independente da Isolux Infraestructure S/A. Antes disso, entre 1994 a 2009, o Sr. Gilberto atuou como CEO da BOVESPA - Bolsa de Valores de So Paulo e da CBLC - Cia Brasileira de Liquidação e Custódia.
Henrique Andrade Trincquel Filho Membro do Comitê

O Sr. Trinckquel é formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), possui MBA em Finanças e Investimentos pela The George Washington University, Washington, D.C. (1996), é pós graduado em Análise Financeira pela ABEC/UGF (2005), além de ter obtido certificação CFA Charterholder pela Chartered Financial Analyst Program (2004). Atualmente, O Sr. Trinckquel atua como Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Petrobras de Seguridade Social PETROS. Nos últimos 5 anos, o Sr. Trinckquel atuou como Diretor Administrativo e Financeiro da Petrobras Biocombustvel S.A. (2016), além de ter atuado na Petrobras S.A. na área de Planejamento Financeiro, como gerente de Custo de Capital e Agências de Rating.

Mauro Gentile Rodrigues da Cunha Membro do Comitê
O Sr. Mauro Gentile Rodrigues da Cunha é Presidente da AMEC – Associação dos Investidores no Mercado de Capitais desde abril de 2012. Antes disso, foi gestor da Opus Investimentos Ltda. no Rio de Janeiro de outubro de 2010 a março de 2012. Em São Paulo, foi presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC no período de maio de 2008 a abril de 2010 e conselheiro de maio de 2003 a abril de 2008, tendo sido seu representante no Brasil e no exterior. Foi sócio sênior e diretor de Investimentos de Renda Variável da Mauá Investimentos Ltda. de julho de 2007 a setembro de 2010, diretor de Investimentos de Renda Variável da Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda. de março de 2006 a julho de 2007 e diretor de Investimentos da Bradesco Templeton Asset Management de agosto de 2001 a março de 2006. Registra passagens ainda pela Investidor Profissional, Morgan Stanley Asset Management, Deutsche Morgan Grenfell, Bank of America e Banco Pactual. Atualmente participa do Conselho de Administração da Usiminas, Par Corretora e CESP. Foi Conselheiro de Administração da Petrobras, BR Distribuidora e Trisul. É Chartered Financial Analyst – CFA desde 1997, MBA pela Escola de Graduação de Negócios da Universidade de Chicago (1998), e Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (1992). Atua ainda como Professor de Governança Corporativa e consultor.

O Comitê de Auditoria tem competência para, entre outras funções, indicar, ad referendum do Conselho de Administração, o auditor independente e avaliar a efetividade de seus serviços e da auditoria interna, revisar as demonstrações contábeis, fiscalizar os procedimentos referentes ao cumprimento de dispositivos legais, avaliar as políticas de gerenciamento de riscos, verificar o cumprimento de suas recomendações e, por fim, recomendar correções ou o aprimoramento de políticas e procedimentos internos.

Composto por quatro membros, sendo três membros independentes do Conselho de Administração e um membro externo, os membros do Comitê de Auditoria são eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 anos.

 

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2016

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2015

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2014

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2013

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2012

Última atualização em