TOTVS

Relações com Investidores

ENG

Comitê de Auditoria

 

Membros do Comitê

Nome Posição
Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana Presidente do Comitê
A Sra. Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana é formada em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo - USP (1990). Atualmente é Presidente do Comitê de Governança Corporativa da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD). Anteriormente, presidiu de 2007 a 2012 a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, onde também foi diretora no período de 2006 a 2007, foi também Presidente do Comitê Executivo da International Organization of Securities Comissions - IOSCO. De 1994 a 2006, desempenhou as funções de Superintendente de Relações com Empresas e Gerente de Projetos Especiais na Bolsa de Valores de São Paulo.
Gilberto Mifano Membro do Comitê
Membro do Comitê de Auditoria da TOTVS, é sócio da Pragma Gestão de Patrimônio, conselheiro independente da Cielo S/A e da Acumuladores Moura S/A, membro do Comitê de Governança e Sustentabilidade do Banco Santander Brasil S/A e consultor do Comitê de Auditoria, Riscos e Finanças da Natura S/A. De 1994 a 2009, foi CEO da BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo e da CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. Na sequência, foi presidente do Conselho de Administração da BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, no mandato 2008/2009. Responsável pela criação da CBLC e do Novo Mercado, realizou a abertura de capital da Bovespa em 2007 e, em 2008, a fusão entre BOVESPA e BM&F.De 2005 a 2012, foi conselheiro, vice-presidente e presidente do conselho de administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Anteriormente, foi executivo de bancos e empresas do setor financeiro no Brasil. Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
Mauro Gentile Rodrigues da Cunha Membro do Comitê
O Sr. Mauro Gentile Rodrigues da Cunha é Presidente da AMEC – Associação dos Investidores no Mercado de Capitais desde abril de 2012. Antes disso, foi gestor da Opus Investimentos Ltda. no Rio de Janeiro de outubro de 2010 a março de 2012. Em São Paulo, foi presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC no período de maio de 2008 a abril de 2010 e conselheiro de maio de 2003 a abril de 2008, tendo sido seu representante no Brasil e no exterior. Foi sócio sênior e diretor de Investimentos de Renda Variável da Mauá Investimentos Ltda. de julho de 2007 a setembro de 2010, diretor de Investimentos de Renda Variável da Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda. de março de 2006 a julho de 2007 e diretor de Investimentos da Bradesco Templeton Asset Management de agosto de 2001 a março de 2006. Registra passagens ainda pela Investidor Profissional, Morgan Stanley Asset Management, Deutsche Morgan Grenfell, Bank of America e Banco Pactual. Atualmente participa do Conselho de Administração da Usiminas, Par Corretora e CESP. Foi Conselheiro de Administração da Petrobras, BR Distribuidora e Trisul. É Chartered Financial Analyst – CFA desde 1997, MBA pela Escola de Graduação de Negócios da Universidade de Chicago (1998), e Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (1992). Atua ainda como Professor de Governança Corporativa e consultor.
Danilo Ferreira da Silva Membro do Comitê
O Sr. Danilo Ferreira da Silva é graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela PUC-Campinas, possui especialização em Economia pela Unicamp, especialização em Mercado de Capitais pela FGV e MBA em Gestão pela FGV/Ohio University. Nos últimos 5 anos, atou como conselheiro deliberativo, assessor da presidência e é atualmente diretor administrativo e financeiro da Petros e membro do conselho da Fras-le S.A.

O Comitê de Auditoria tem competência para, entre outras funções, indicar, ad referendum do Conselho de Administração, o auditor independente e avaliar a efetividade de seus serviços e da auditoria interna, revisar as demonstrações contábeis, fiscalizar os procedimentos referentes ao cumprimento de dispositivos legais, avaliar as políticas de gerenciamento de riscos, verificar o cumprimento de suas recomendações e, por fim, recomendar correções ou o aprimoramento de políticas e procedimentos internos.

Composto por quatro membros, sendo três membros independentes do Conselho de Administração e um membro externo, os membros do Comitê de Auditoria são eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 anos.

 

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2016

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2015

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2014

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2013

Parecer do Comitê de Auditoria sobre as Demonstrações Financeiras - 2012

Última atualização em